Com 13 zonas turísticas que oferecem uma diversidade de roteiros, a Bahia é um dos destinos preferidos dos brasileiros e dos estrangeiros que vêm ao Brasil. Essa sua diversidade geográfica, climática, histórica, religiosa, gastronômica e cultural, torna difícil a escolha de qual o melhor roteiro para curtir umas boas férias ou simplesmente passar um final de semana.
Mesmo com a continuidade da pandemia do Coronavírus e as restrições que a segurança sanitária impõe a todos, é possível conhecer alguns dos principais roteiros turísticos do Estado, dentre os inúmeros que possui, de forma segura e tranquila. A ausência temporária forçada do carnaval e das grandes festas populares, não anula o prazer de um contato mais direto com o seu povo e a sua história, em quaisquer regiões que sejam visitadas.
Salvador – É o topo da lista é o principal roteiro. A cidade, com sua diversidade cultural se torna um roteiro quase que obrigatório para quem quer conhecer a Bahia. E nessa cidade de 473 anos prestes a se completar em 29 de março, que está o berço da cultura baiana, através de uma gastronomia rica, museus e construções históricas. Ela também é a cidade onde você provavelmente pousará, se estiver vindo de longe, e por isso vale a pena conhecer os principais. Como possui uma boa infraestrutura urbana e de serviços, estando nela, será fácil se deslocar para outras regiões do Estado.
Em Salvador é possível aliar a modernidade de uma grande metrópole com a própria história. O Centro Histórico, com destaque para o Pelourinho e o Santo Antônio Além do Carmo, é rico em arquitetura, gastronomia e religiosidade. Mas do outro lado da cidade, o Rio Vermelho é o point da boemia, com bares e restaurantes dos temáticos aos mais badalados. A cidade oferece mais de 50 quilômetros de praias, divididas em três orlas distintas, desde as praias de mar aberto às águas interiores da Baía de Todos os Santos. E ainda tem duas ilhas – Maré e dos Frades, com a primeira praia de Selo Azul Internacional do Nordeste, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades.
Chapada Diamantina/Lençóis – Essa região central da Bahia engloba 24 municípios, em uma área que tem altitude de mais de mil metros, e portanto, com um bom clima de montanha. Rica em canyons, trilhas, picos, cachoeiras e um acervo arquitetônico presente em várias cidades, foi o berço do garimpo de ouro e diamantes no período colonial. A Chapada Diamantina é sempre lembrada quando se fala dos destinos turísticos na Bahia. Lençóis, Mucugê, Rio de Contas e Piatã, a capital do café orgânico, são os principais roteiros. É o principal destino do ecoturismo e turismo de aventura do país, com inúmeros morros, como o icônico Pai Inácio, vales como o Capão e Pati, grutas, cavernas, poços de água, paredões rochosos entre tantas outras.
Porto Seguro/Arraial d’Ajuda – O Brasil começou aí, e continua atraindo não só portugueses e de outros países, mas principalmente os brasileiros. É a segunda porta de entrada do turismo na Bahia, só perdendo para Salvador. A região de Porto Seguro, que inclui Santa Cruz Cabrália, Trancoso, Arraial D`Ajuda e Caraíva, são opções inesquecíveis, por causa de suas praias, de sua geografia única no Brasil, do seu passado histórico e das suas noites agitadas. Quem vai a Porto Seguro quase sempre associa a sua estadia lá a um passeio em Trancoso, que tem praias belíssimas e um centro turístico cheio de lojinhas e restaurantes ótimos.
Ilha de Boipeba – Se quer um pouco mais de sossego, as praias da Ilha de Boipeba, vizinha a Morro de São Paulo, são os lugares ideais e de rara beleza. A ilha de Boipeba é a vizinha da ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo. E tem, se tornado um dos destino mais procurados nos últimos anos, por causa das águas cristalinas e calmas, areia fina e uma vila tranquila.
Ilhéus – Desde os tempos imemoriais de Jorge Amado que a cidade, no Litoral Sul da Bahia, não perde o seu charme e encanto. A Capital do Cacau e do Chocolate na Bahia tem, além de praias e uma riquíssima história, rios, cachoeiras, praias de água clara e arquitetura colonial. Alguns dos pontos imperdíveis dessa cidade são a Praia dos Milionários, a estátua de Cristo da Praia do Cristo, a Praia da Avenida e a Catedral de São Sebastião, no centro. E ali perto, a poucos quilômetros, a inigualável Serra Grande e a paradisíaca Itacaré.
Itacaré – Uma das “Mecas” do surf, Itacaré mistura Mata Atlântica, com um portentoso rio, o Rio de Contas, e praias de tirar o fôlego. Pequena, aconchegante mas agitada, tem agito durante todo o ano. Possui uma excelente infraestrutura hoteleira, desde hostel, pousadas, a resorts de primeira linha, além de uma diversidade de serviços que fazem com que o turista esqueça das grandes metrópoles. As cinco principais praias imperdíveis são: Praia de Itacarezinho, Praia de Jeribucaçu, Praia da Concha, Prainha e Praia de Tiririca.
Península de Maraú – No interior da Baía de Camamu, a terceira maior do Brasil e a de maior profundidade. É chamada de “Polinésia Brasileira”, dentro de uma área de proteção ambiental, o que faz do local uma espécie de paraíso escondido na Bahia. É um dos melhores destinos para relaxar. Por lá as opções são inúmeras, desde as piscinas naturais de Taipu de Fora, a Ponta do Mutá e especialmente a vila de Barra Grande. Um grande atrativo de Maraú é a possibilidade de ver baleias jubartes, que migram entre os meses de julho e outubro para as águas mornas do litoral baiano.